Polyana de Aquino Harasz

Brazilian psychotherapist practicing in the USA since 1993,married and mother of two children. Psicoterapeuta brasileira exercendo nos Estados Unidos desde 1993 casada e mae de dois filhos.

My Photo
Name:
Location: United States

Brazilian psychotherapist practicing in the USA since 1993. Licensed Psychologist in Brazil, Duo Masters Summa Cum Lauden degree in Rehabilitation & Mental Health from the University of South Florida, Licensed Mental Health Therapist & Certified Rehabilitation Consultant in the State of Florida,Certifed Marriage & Family Therapist, Member of the Phy Kappa Phy Honor Society. Married, Mother of two children. Psicoterapeuta brasileira exercendo nos Estados Unidos desde 1993. Psicologa licensiada no Brasil, Mestrado duplo em Reabilitacao e Saude Mental com titulo Summa Cum Lauden pela Univeristy of South Florida,Licensiada como Terapeuta em Saude Mental & Certificada como Consultora em Reabilitacao no estado da Florida,certificada em terapia familiar e de casal,membro da sociedade honoraria phy kappa phy. Casada, mae de dois filhos.

Friday, June 23, 2006

Ask Polly/Pergunte a Polly

Tudo comecou com uma brincadeira da minha irma mais nova, com uma comunidade no site do orkut. Porem, os participantes da comunidade e alguns internautas anonimos acabaram por fazer uso da comunidade e a coisa foi ficando seria. Aqui vao alguns exemplos do que acontece na comunidade:
Abertura da comunidade:
No mundo atual once tudo é rápido e muito corrido, terapia encurtou em tempo e psicologia tornou seu o foco para solução de problemas, sejam eles comportamentais, cognitivos, mentais ou de relacionamento. Colunas de aconselhamento tornaram-se comuns e esta comunidade tem a intensão de dar oportunidade aqueles que procuram opinião profissional para questões comportamentais, emocionais, existenciais e de relacionamento. Polly é uma profissional da área há varios anos e pode responder a suas dúvidas,incertezas e curiosidade sobre psicologia(clinica, medica e forensica),neuropsicologia, vida americana, educacao nos EUA...
Participe tanto por querer a opinião dela ou apenas por ser um/uma fã. Ela responde em inglês ou português.

Topico Por Abhey: anthony robbins 6/22/2006 3:30 AM

hi,have u read any of anthony's books
i want to knw abt wht course shld i study to understand human behaviour & brain.

Responsta da Polly:

Anthony Robbins, a motivational speaker, uses neurolinguistic concepts, some psychology, and even religious concepts in trying to convey his point of positive thinking to provide hope and motivation for changes.
It takes a multidisciplinary approach to explore the specific interaction between brain and human behavior.
Disciplines of study of the human brain and behavior are vast according to your specific area of interest. You can go from biomedical sciences (neurology, psychiatry, neroimaging, biochemical and molecular research, physiology, psychophysics) to behavioral sciences (first, second, and third force psychology: cognitive, behavioral even evolutionary psychology) neuropsychology, even computer science and anthropology. Among those disciplines there are also the areas of research or of clinical practice. The interdisciplinary field investigating the brain is part of the neuroscience field.
Cognitive neuroscience is the scientific investigation of the relationship between brain, thought, and action. The characteristic feature of cognitive neuroscience is the assessment of mental actions and their behavioral expression in conjunction with assessment of the brain itself. The focus is the human brain and the human cognition (although animal brain studies are a major contribution in understanding the human brain). Executive functions and languages are also areas studied in the cognitive neurosciences. Among the neurosciences there is Neuropsychology. Neuropsychology involves the study of the brain through behavioral assessment. Neuropsychologists are clinicians as well as scientists. The focus of study is the brain and behavior relationship however the attention goes to impairment in behavior resulting from brain injury or neurodegenerative diseases. Clinical practices are focused on providing treatment and rehabilitation.
Since you are reading motivational speaker’s books, I assume you are interested in areas related to behavior modification and cognitive reframing. To study these areas you can focus on the psychology field, either in the area of research or clinical practice.

Topico por Viviana:
TDAH 11/14/2005 5:05 AM
Qual é a melhor maneira de manter concentrada uma criança de 11 anos de idade que não fica quieta, adora aponta o lápis , olha de vez em quando para a janela e só consegue em toda a aula fazer apenas 02 linhas em seu caderno totalmente desorganizado. Falta a ao apoio a sala de recurso a tarde e não tem apoio da família. Caos social, econômico e educacional. Quando tirei tudo de perto dele e fiquei junto, ele passou 1 hora e 15 minutos para fazer 1 texto de 9 linhas! Preocupa. Tema da minha monografia. TDAH

Responsta da Polly:

Os sinais e sintomas descritos parecem tipicos de TDAH.Um diagnostico oficial eh importante para descartar outras doencas com sintomas similares. Uma vez que o diagnostico seja confirmado um tratamento multidisciplinar eh o mais aconselhado, principalmente em casos de doencas infantis com bases neurologicas. Medicos,pedagogos e psicologos precisam aliar-se no tratamento que vai de ajustamento educacional, acomodando a crianca e suas limitacoes, ate terapia com a crianca (de base cognitiva/behaviorista sao as mais indicadas) bem como terapia com a familia para ajustarem as limitacoes da crianca e conviver com seus sintomas. Em muitos casos medicacao eh aconselhada e usada. Muitas vezes medicando a crianca antes de ir a escola. Algumas pessoas optam por medicamentos naturais.
Aqui nos EUA,em torno de 35% dos casos infantis referidos para tratamento na area de saude mental, sao casos de TDAH (aqui chamado de ADHD), grande parte destas referencias sao provenientes das escolas, geralmente de criancas no terceiro ano do ensino primario. O ambiente escolar eh na verdade um dos piores ambientes para criancas com TDAH uma vez que ha muita distracao e exigencias do cumprimento de regras de condutas e atencao. Educacao especial eh extremamente recomendada. Acomodacoes tais como: Permitir mais tempo a crianca para fazer as tarefas, redireciona-la quando necessario, tecnicas behavioristicas de utilizacao de um painel de incentivos,reforcos positivos e encorajamento, tecnicas cognitivas para aumento de concentracao, remocao de distracoes, e acima de tudo, tratar a crianca o maximo possivel, do mesmo modo das outras.Sao algumas sugestoes. A literatura eh ampla e se voce ler em ingles posso te recomendar alguns livros e sites.

Topico por membro anonimo:

1/14/2006 7:23 AM
Você tem alguma idéia sobre como lidar com pais que estão sempre oferecendo conselhos (sem serem pedidos)sobre o rumo da minha vida? Eu sou uma pessoa adulta, trabalho, me formei e estou muito contente com minha vida atual, mesmo sem ter certeza absoluta do rumo que quero chegar no futuro.O pior dos conselhos é o de que devo casar e encontrar um emprego de verdade. Fico pra baixo porque eles me fazem pensar que tudo que faço não é sufuciente. Será que isso é uma questão de simplesmente ignora-los? Me fazer que escuto os benditos consehos (mais pra crítica que conselho)?

Responsta da Polly:


O 'faz de conta que escuto' pode ter seus meritos. Um truque antigo usado por geracoes. Voce lembra ouvindo sua mae dizer "Sim papai, certo mamae!" para seus avos? O 'faz de conta que escuto' tambem e a unica versao do "tapar os ouvidos com as maos e dizer 'la,la,la,la...'" que nao te deserdara. Tambem eh o truque que tira a satisfacao do seus 'criticos' de continuarem insistindo no topico. Uma opcao de defesa. Porem, nao uma defesa que te trara satisfacao porque o assunto acabara por voltar cedo ou tarde e tambem poe uma distancia no seu relacionamento com seus pais. Um relacionamento que um dia foi mais intimo. Por isso, vale a pena enfrentar o assunto e seus pais, sem sangue quente ou defesas preparadas pro ataque.
Passo 1: Respire fundo, reuna seus pais, sentem-se.
Passo 2: Pergunte: "O que voces fariam exatamente se estivessem no meu lugar?" Declare que sua mente esta aberta a opcoes e seja sincero(a)quando diz isso.
Passo 3: Escute. Sem interrupcoes, defesas ou objecoes.
Passo 4: Agradeca pela honestidade e por darem importancia a sua situacao.
Passo 5: Se a sugestao deles eh algo que voce consideraria, diga isso a eles. Se eh algo que voce ja pensou e desconsiderou, diga.
Passo 6: Explique que a coisa mais importante que eles podem fazer por voce, agora que voces discutiram o assunto, eh confiar na criacao deles, que eles te criaram bem o suficiente pra confiar que voce eh maduro(a) o suficiente e responsavel o suficiente para tomar suas proprias decisoes sozinho(a). Como eles provavelmente gostariam que seus avos tivessem feito com eles quando eles eram mais jovens.
Passo 7: Nunca volte ao passo 1. Limites verdadeiros nao podem ser postos duas vezes. A unica coisa que voce pode fazer eh apenas reinforcar estes limites, e pra isso, voce pode usar o velho truque 'Sim papai.. Certo mamae' os quais felizmente (e infelizmente) ganham forca todas as vezes que voce os utiliza.

2 Comments:

Blogger Danzanetti said...

Interessante a história!
Estou morando fora de casa há 4 anos, namoro com uma pessoa maravilhosa que me ajudou muito. Estamos com planos de nos casar porém minha noiva reclama dos meus pais. Eles não nos ajudaram muito na nossa última tentativa de casamento, eu quis que eles pagassem a festa e tive enorme dor de cabeça e brigas com meus pais e minha noiva. Hoje estou em uma situação muito estressante. Estou por perder minha noiva porque meus pais não ligam muito para mim, não perguntam como está a minha vida e como estão os planos para o casamento. Estou passando por um conflito interno, não gostaria de romper as relações com meus pais muito menos perder a pessoa que gosto muito. Da parte de meus pais tenho uma cobrança constante de visitá-los e a meus avós. Se não apareço eles ficam aborrecidos o que me aborrece. Essa situação tem me deixado muito estressado e tem me feito mal a saúde. Um psicologo irá me auxiliar?

10:41 PM  
Blogger Polyna said...

Daniel peco desculpas pelo atraso na resposta. Eh bem dificil quando estamos entre pessoas que amamos tentando agradar a todos e naoa gradando a ninguem nem mesmo a voce mesmo. Isso realmente acaba adoecendo, emocionalmente, mentalmente e fisicamente. Lendo a tua historia me faco varis perguntas. Como era a tua relacao com teus pais antes da noiva chegar? como era a tua relacao com a noiva antes do noivado? o que quer a tua noiva dos teus pais? e qual o motivo dos teus pais nao demonstrar interesse no teu casamento? eles nao aprovam? nao gostam da tua noiva? porque voce nao faz visitas pra eles? teus pais se interessavam em perguntar da tua vida antes e agora nao mais? o que percebo eh seu stress em tentar mediar uma situacao onde me parece so voce esta tentando. A frase : "Estou por perder a minha noiva proque meus pais nao ligam muito pra mim" implica em dizer que a tua noiva esta por deixar voce caso teus pais nao se envolvam no casamento e isso nao eh racional. Como pode a sua noiva te apontar responsavel a ponto de terminar tudo por acoes de outras pessoas que voce nao pode controlar? A minha primeira impressao eh a de que voce e a sua noiva precisam avaliar a sua relacao. A minha segunda impressao eh que teus pais nao aprovam o casamento e talvez eles tenham os motivos dele que voce deveria ir naquela visita que eles tanto reclamam e ouvir o ponto de vista deles. Uma ultima curiosidade, em questoes de organizacao de casamento, geralmente sao os pais da noiva que sao mais envolvidos, em questao de etiqueta sao geralmente os pais da noiva que bancam o casamento e se os noivos trabalham ja moram juntos eles organizam e bancam e a familia pode ajudar financeiramente quando podem e querem, mas nao obrigatoriamente. Porem uma coisa eh certa, quando ha cooperacao e entendimento de todos, quando o casamento eh um evento aprovadoes por todos, a parte financeira eh algo que acaba sendo um acordo entre os que podem e os que querem se envolver fianceiramente. Nada eh obrigatorio. Porem, se voce e a sua noiva estao desapontados que o casamento programado nao esta saindo como nos sonhos dela, o mais perfeito possivel onde todas as familias estao felizes voce nao pode ser apontado como o culpado por isso e nao cabe a ela ti deixar por isso. Ha nao ser que o casamento e cerimonia em si sejam mais importantes do que a relacao em si. Se voces estao se desentendendo agora quando tentam balancear relacoes e familias talvez seja um bom motivo pra avaliarem o futuro quando encontrarem novos desentendimentos e dificuldades. Um psicologo de casal seria indicado a voces.

2:18 PM  

Post a Comment

<< Home